Estragos

Ponte Marta Helena, no 7º distrito, está interditada

Cabeceiras foram arrastadas pelas chuvas da última semana; estrutura aguarda reconstrução e prefeitura orienta sobre rota alternativa

Divulgação -

A ponte Marta Helena, no 7º distrito, Quilombo, está interditada nos dois acessos, por ter sido uma das atingidas pelas chuvas da última semana, que chegaram a mais de 150 milímetros em algumas localidades da zona rural. A rota alternativa é via Vila Nova. A prefeitura, no momento, trabalha na reconstrução da ponte da Barragem Santa Bárbara, um dos acessos a Pelotas, também interrompida, por ter sido danificada pelas precipitações além do normal.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, com o setor de Pontes, concentra equipe e maquinário na reconstrução da ponte da Barragem. O acesso à Estrada da Gama, pela avenida 25 de Julho, mantém-se inviabilizado. O secretário Jair Seidel informa que a Marta Helena será reconstruída tão logo seja liberado o bate-estacas da Barragem, onde há 36 estacas de madeira a serem fixadas, demandando tempo. O equipamento é composto por uma torre metálica e um martelo, cujo peso é de quase meia tonelada. Devido ao porte, não é possível transportá-lo de um local para outro com facilidade. É preciso concluir o serviço em um lugar para ir para o seguinte.

A ponte Marta Helena, há cerca de dois anos, passou por significativa reforma. A parte central recebeu estrutura de concreto, que se manteve firme, mesmo com a forte enxurrada do arroio Quilombo na semana passada. As cabeceiras de madeira, no entanto, foram 100% perdidas, o que inviabiliza a travessia.
As duas pontes - Barragem e Marta Helena - sofreram rompimentos e quedas nas estruturas na tarde e na noite da quinta-feira, 28 de abril. Imediatamente, na manhã seguinte, equipe técnica da prefeitura vistoriou os locais e levantou as necessidades. Os acessos às pontes estão interditados.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas confirma 59 novos casos de coronavírus Anterior

Pelotas confirma 59 novos casos de coronavírus

Instituto de Menores firma parceria com supermercado Próximo

Instituto de Menores firma parceria com supermercado

Deixe seu comentário